NUTRIÇÃO E FERTILIDADE

Como a alimentação pode contribuir na fertilidade.

A alimentação é capaz de transformar a nossa vida e, quando falamos em fertilidade, não é diferente. Sabia que você pode usufruir de alimentos e nutrientes que estimulam o crescimento e maturação dos óvulos e a formação e desenvolvimento dos espermatozoides?

Para saber mais sobre a ingestão de alimentos para aumentar a fertilidade tanto do homem quanto da mulher, continue a leitura e confira minhas dicas.

Quais alimentos podem ajudar na fertilidade?

Para  melhorar a fertilidade  através da alimentação é recomendada uma visita ao nutricionista para que esse profissional de saúde consiga indicar o que é melhor para você, da maneira mais assertiva possível. 

Muitas vezes estamos com  deficiência de alguns  nutrientes que podem dificultar as chances de gravidez  e, somente com  exames específicos e avaliação de um especialista, essas  alterações podem ser tratadas.

No entanto, de forma geral,  alguns alimentos podem te auxiliar no processo de preparação  para a gravidez. São eles:

 Além dos nutrientes citados acima, as mulheres precisam consumir alimentos antioxidantes para melhorar a qualidade dos óvulos, como:

Lembre-se que as frutas e vegetais devem estar presentes na sua alimentação diariamente, assim como as as sementes. 

Alimentos para aumentar a fertilidade do homem

Para os homens,  a inclusão de alimentos ricos em vitamina C e E é importante, pois eles são  capazes de proteger os espermatozóides do estresse oxidativo, ajudando, por exemplo, na sua motilidade (que é a capacidade do espermatozoide em se deslocar para a frente e chegar até o óvulo) 

Para além da alimentação saudável, os hábitos de vida têm grande importância quando pensamos em aumentar a fertilidade. Por isso, é importante não fumar, evitar o excesso de bebidas alcoólicas, café e retirar do seu cardápio as bebidas sem valor nutricional, como refrigerantes e sucos industrializados ricos em açúcar. 

Esses hábitos, comprovadamente, prejudicam a saúde do espermatozoide e podem retardar uma possível gestação.

Hoje sabemos que a preparação é tão importante quanto o período de gestação para a saúde do bebê. Por isso, invista na sua saúde e marque uma consulta com um nutricionista especializado.

Esse conteúdo fez sentido pra você? Me acompanhe também pelo @nutripatricia 

por Patrícia Anno | @nutripatricia | abril 06, 2022 | Nutrição para mulher | Fertilidade mulher | Fertilidade homem | Nutrição