Causas da menopausa precoce
Principais sintomas e causas, cuide-se!
A menopausa é uma fase que infelizmente, mais cedo ou mais tarde, chegará para todas as mulheres, ocorre normalmente após os 47 anos de idade, o problema é quando chega antes do esperado. A menopausa precoce é uma condição que afeta 1% das mulheres, consistindo na a cessação permanente da menstruação por perda de função ovariana antes dos 40 anos.
O corpo deixa de secretar estrogênio na mesma quantidade que fez durante o período de pleno funcionamento e cria um ambiente biológico hipoestrogênico com consequente aumento na produção de androgênios e tendência ao aumento dos níveis de FSH produzidos pela hipófise.
Todas essas transformações ocasionam mudanças físicas e psicológicas na mulher: sentem maior dificuldade em adormecer, alterações de humor, atrofia da mucosa vaginal, cefaleia, fogachos, palpitações, irritação e depressão.
Por mais que a menopausa precoce não seja uma patologia, ela é uma condição que pode trazer desdobramentos patológicos como aumento da probabilidade de osteoporose e os efeitos negativos à qualidade de vida citados anteriormente, embora afete apenas por volta de 1% das mulheres.
Santos et al (2016) publicam artigo sobre a intensidade dos sintomas durante a fase climatérica em mulheres pós-menopausa, e citam a menopausa precoce para expor o aumento ao risco de osteoporose, de um lado, e a menopausa precoce e a falta de energia e cansaço crônico, alopecia, problemas cardíacos, segundo estudo estadunidense sobre o tema. Campos et al (2017) publicam artigo fazendo levantamento de sintomas em mulheres pós-menopausa, e citam a menopausa precoce apenas para caracterizar parte da população do estudo.
Buscando analisar terapias alternativas que diminuam os sintomas da menopausa a menopausa precoce existem estudos que falam do papel da melatonina na redução das citocinas IL-6 e IL-17 na menopausa, e sobre a alimentação na prevenção e tratamento da osteoporose em mulheres na menopausa.
Fatores que influenciam:
Genética familiar;
Desenvolvimento de doenças autoimunes e tireoidianas;
Vícios, como: cigarro e excesso de bebida alcoólica;
Sono irregular, insônia, trabalho noturno;
Quimioterapia ou radioterapia;
Distúrbios metabólicos, inflamação causada pela má alimentação.
Menopausa precoce no Brasil: uma revisão bibliográfica integrativa. Publicado: 09/11/2021
Research, Society and Development, v. 10, n. 14, e461101422323, 2021 (CC BY 4.0) | ISSN 2525-3409 | DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i14.22323
Esse conteúdo fez sentido pra você? Me acompanhe também pelo @nutripatricia
por Patrícia Anno | @nutripatricia abril 06, 2022 | Nutrição para mulher