DORMIR BEM E EMOÇÕES

Entenda qual a relação da qualidade do sono e suas emoções.

O nosso organismo é regido pelo ciclo circadiano, o ciclo do sol, nossas funções metabólicas e fisiológicas são diretamente influenciadas pelo período do claro e escuro, sendo assim, o ciclo circadiano é um regulador interno do nosso organismo que equilibra diversas funções do organismo e pode ser afetado pelo estilo de vida, horários da alimentação e hereditariedade.


Desequilíbrios do ritmo circadiano causam o aumento da incidência de doenças mentais como depressão, ansiedade, déficit de atenção, insônia, irritabilidade, e problemas fisiológicos como ganho de peso, compulsão alimentar, hipertensão, doenças cardiovasculares, tireoidianas, diabetes, perda da massa muscular, óssea, diminuição da libido e até mesmo doenças autoimunes.


Alinhar a hora de comer e dormir aos horários naturais do organismo, influencia beneficamente nas atividades no trabalho, na criatividade, no sono regenerativo, na imunidade, na reparação celular principalmente do RNA e DNA, na saúde dos ossos, ganho de massa muscular, na libido e principalmente no controle das emoções.


E por onde começar? 

Comece organizando os horários das refeições, alimentando melhor durante o dia, jantar o mais cedo possível uma refeição mais leve do que a do almoço. 


Evite trabalhar até tarde, diminua a iluminação dentro de casa, use velas ou abajur com luz amarela, não consuma alimentas estimulantes como cafeína e cacau 100% a 70%, controle as emoções, se precisar tratar algum assunto complicado, espere até o dia seguinte e resolva ao acordar.


Esse conteúdo fez sentido pra você? Me acompanhe também pelo @nutripatricia 

por Patrícia Anno | @nutripatricia | março l 02, 2022 | Alimentação Saudável | Sono | Estresse