O que faz um nutricionista funcional, saiba mais.

Quando falamos de saúde e bem-estar, logo pensamos em hábitos que nos proporcionam isso, e é claro, nós profissionais da saúde, nos tornarmos naturalmente pessoas mais saudáveis e conscientes. 

Nesse contexto, a Nutrição Funcional vêm ganhando cada vez mais força por conseguir não apenas tratar algumas doenças, mas prevenir que muitas delas venham a se desenvolver.  

É por isso que é tão importante salientarmos as diferentes vertentes da Nutrição, afinal, existe um leque de especialidades que podem lhe atender. Nesse cenário, a nutrição funcional tem se destacado com bastante frequência, mas, você sabe o que faz um nutricionista funcional? 

O Nutricionista Funcional não se limita somente à prescrição de dietas com os alimentos saudáveis (porque o que é saudável para uma pessoa pode causar doença à outra), a Nutrição Funcional rastreia os sintomas, sinais e características de cada paciente e os relaciona com a carência ou excesso dos nutrientes, corrigindo os desequilíbrios nutricionais que geram sobrecarga no sistema imunológico e desencadeiam “processos alérgicos” tardios, os quais acabam por provocar doenças crônicas como: obesidade, depressão, fibromialgia, artrite reumatóide, síndrome do pânico, osteoporose, diabetes, distúrbios de comportamento e hiperatividade infantil, desordens estéticas e alteração na performance física.


A Nutrição Funcional – há mais de 10 anos no Brasil – conta com o respaldo científico do The Institute For Functional Medicine (IFM – EUA) e do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional (IBNF) fundado em 2004.


A Nutrição Clínica Funcional possui cinco princípios básicos: a individualidade bioquímica, o tratamento centrado no paciente, o equilíbrio nutricional e a biodisponibilidade de nutrientes, a saúde como vitalidade positiva e as interconexões em teia de processos bioquímicos que engloba: os desequilíbrios nutricionais, estruturais e hormonais, o estresse oxidativo, a saúde gastrointestinal, a destoxificação do organismo, as alterações imunológicas e a interação corpo, mente e espírito.


Bem-estar significa atingir a saúde integral e não apenas a mera ausência de doenças crônicas degenerativas não transmissíveis, modulando por meio de nutrientes e fitoquímicos todas as reações bioquímicas envolvidas neste processo. Desta maneira, as pessoas realmente serão saudáveis e felizes. 


Bem-estar é Viver de Bem com Vida, é ver as pessoas desfrutando o melhor das suas vidas, tendo uma mente positiva, paz, harmonia nas relações, tranquilidade, estabilidade emocional, segurança financeira, espiritualidade e uma vida equilibrada. 

Esse conteúdo fez sentido pra você? Me acompanhe também pelo @nutripatricia 

por Patrícia Anno | @nutripatricia Maio, 2023 | Nutrição Funcional