O que é Nutrição Funcional

A nutrição tradicional é baseada na ideia de que a alimentação deve fornecer nutrientes adequados e equilibrados para o corpo, visando a prevenção de doenças e a manutenção da saúde. Desta forma, o foco está em uma alimentação balanceada, com alimentos de todos os grupos alimentares em quantidades adequadas de acordo com cálculos em gasto energético e metabolismo basal.  

Já a nutrição funcional tem como objetivo identificar e corrigir desequilíbrios nutricionais e metabólicos que podem estar causando sintomas ou doenças em um indivíduo. Essa abordagem individualizada busca entender as necessidades de cada pessoa, levando em conta aspectos como genética, ambiente, estilo de vida e histórico médico.  

O princípio da nutrição funcional é prevenir antes de adoecer, além de identificar o fator desencadeante, eliminar sintomas, regredir ou tratar doenças.  

O papel do nutri funcional é investigar e fazer conexões de todos os sistemas fisiológicos do organismo, analisando os sinais e sintomas do paciente, exames bioquímicos e relacionar com o desequilíbrio de nutrientes, o que gera sobrecarga no sistema imune e consequentes processos alérgicos e inflamatórios, por exemplo.  

Esses processos causam depressão, ansiedade, TDAH, obesidade, fibromialgia, artrite, obesidade, compulsão alimentar, osteoporose, doenças auto imunes, déficit de atenção, hiperatividade, cansaço, fadiga, diminuição da performance física, ansiedade, desordens estéticas, entre muitas outras alterações. É por isso que, em alguns casos, se fala em nutrição funcional e emagrecimento, nutricionista funcional integrativa ou então em nutricionista funcional e esportiva.

A nutrição funcional também preconiza o uso de alimentos naturais e minimamente processados, evitando o consumo excessivo de alimentos industrializados e refinados. Além disso, o tratamento pode incluir o uso de suplementos nutricionais e fitoterápicos, se necessário. 

Em resumo, a principal diferença entre a nutrição tradicional e a nutrição funcional está na abordagem individualizada e na busca por identificar e corrigir desequilíbrios nutricionais específicos, ao invés de apenas focar em uma alimentação balanceada em geral. 

Esse conteúdo fez sentido pra você? Me acompanhe também pelo @nutripatricia 

por Patrícia Anno | @nutripatricia Maio, 2023 | Nutrição Funcional