Comportamentos que levam ao comer emocional
Hábitos comportamentais. – fazer dietas restritivas – comer apenas alimentos saudáveis - fazer jejum intermitente e se recompensar depois – evitar comer o que gosta
Veja alguns hábitos comportamentais que tendem a piorar ainda mais o desenvolvimento da fome emocional:
É muito comum, após os episódios de compulsão, as pessoas fazerem dietas muito restritivas (como cortar carboidratos, só comer saladas ou passar o dia inteiro se privando de comer).
Ou quando você se preocupa muito em comer só alimentos saudáveis. Até mesmo nos eventos sociais é uma preocupação, não sai da cabeça comer tudo muito certinho.
Alguns pacientes fazem o jejum intermitente de forma errada, o que leva, ao final do dia, suprir de alguma forma essa restrição calórica. Aí vem aquela frase comum: “não comi o dia todo, então eu mereço um hambúrguer com batata frita, refrigerante e sorvete”. Já aconteceu isso com vocês?
Outro comportamento que leva ao comer emocional é evitar a todo custo comer o que você gosta, comidas gostosas que despertam memórias afetivas, ou seus pratos favoritos, normalmente, por medo de exagerar. Nesses casos, a comida é afetiva, e devemos sempre dar um lugar para este tipo de prazer.
Todos esses hábitos são gatilhos para aumentar a vontade de comer.
Patrícia Anno
CRN3-2336
Esse conteúdo fez sentido pra você? Me acompanhe também pelo @nutripatricia
por Patrícia Anno | @nutripatricia Maio, 2023 | Emagrecimento, Comportamento